Estatística E As Emoções

  

 

Uma das oficinas do PET SabEst foi realizada no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) da FURG, em  06 de julho de 2024. A oficina intitulada “Estatística e as Emoções” foi uma das atividades que integraram a Feira de Ciências realizada em comemoração aos 30 anos da  Escola Municipal Cidade do Rio Grande, que funciona no Centro. Para esta oficina as petianas trabalharam com o  conceito estatístico de representação gráfica no contexto das emoções. Inicialmente, os estudantes assistiram um trecho do filme “Divertida Mente” da Disney e Pixar. Na sequência eles foram convidados a selecionar um card com o seu  personagem favorito do filme e contar o que motivou essa escolha. Esse card era colocado em um painel de forma a representar graficamente, por meio de um pictograma, o personagem do filme com maior preferência entre os estudantes.  Analisando o Pictograma os estudantes identificaram quem era o personagem mais escolhido até o momento de sua participação. Ao longo da realização da oficina o personagem mais escolhido foi a  Nojinho e em outros momentos a Alegria. Os estudantes também observaram o personagem menos votado, que em todos os casos foi sempre o Medo. Essa atividade teve por finalidade trabalhar com a construção e representação gráfica, um dos objetos de conhecimento previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como as competências socioemocionais. O professor pode adaptar essa atividade, para qualquer ano escolar, de forma a auxiliar os estudantes a desenvolverem a habilidade de representar e interpretar dados em gráficos.

 

 


 

 

 

Do Enem À Universidade: A Importância De Planejar O Futuro Acadêmico

 

 

A oficina do ENEM à Universidade foi realizada, no dia 12 de agosto de 2024, uma atividade na EMEF Professor Manoel Martins Mano, no bairro Parque São Pedro da cidade de Rio Grande - RS. Primeiramente, alguns integrantes do PET SabEst visitaram a escola e dialogam com os professores. Nesta oportunidade, os professores solicitaram uma atividade que tivesse por objetivo motivar os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental a planejarem seu futuro acadêmico. Para tanto, as persianas que planejaram a atividade realizaram uma apresentação sobre o nosso PET, o que fazíamos e quem nós éramos. Também explicamos como ingressar em um curso de graduação da FURG, bem como os auxílios estudantis (restaurante universitário, bolsas, transporte, projetos, cursos e possibilidades). Compartilhamos formas de estudo para o ingresso na universidade, explicamos o que era o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e sugerimos formas de estudar em grupo. 

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, planejar a vida traz a possibilidade de arquitetar, conceber e plasmar o que está por vir. Esse processo se inicia por meio do autoconhecimento, que possibilita a construção da identidade pessoal. Assim, a escola possui um papel fundamental nesse processo, pois é um espaço no qual o estudante possui diferentes aprendizados, podendo descobrir suas habilidades e preferências. Dessa forma, ao passo que o aluno desenvolve seu autoconhecimento e, gradualmente, aprende sobre a sociedade e o mundo do trabalho, pode pensar sobre quais habilidades gostaria de desenvolver no mundo com maior autonomia. Portanto, a realização da oficina intitulada “Do ENEM à Universidade: a importância de planejar o futuro acadêmico” teve como principal objetivo auxiliar nesse exercício, trazendo informações importantes a respeito da universidade e de como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

 

 

 

 


 

 

Desmistificando Medos: Como Fazer Uma Pesquisa Utilizando Estatística E Matemática?

 

 

No dia 08 de novembro de 2024 o PET SabEst realizou  na EMEF Professor Manoel Martins Mano, localizada no bairro Parque São Pedro da cidade de Rio Grande - RS, a oficina intitulada “Desmistificando Medos: Como fazer uma pesquisa utilizando Estatística e Matemática?”. O objetivo dessa atividade foi discutir com os estudantes as etapas de uma  pesquisa, e, para tanto, precisamos antes explicar o que era Estatística e qual a sua importância em nossas vidas.  Inicialmente, perguntamos a eles o que entendiam por  Estatística. Várias respostas surgiram, tais como: “Pet sabest”, “A mulher do IBGE indo na sua casa”, “Cálculo”, “Matemática”, “Eu acho que seria uma pesquisa para ver e tirar dúvidas”, dentre outras. Após essa introdução, fizemos uma dinâmica sobre o que seria uma pesquisa, usando como exemplo o chumbo encontrado nas tintas que estava ocasionando várias mortes. Dessa forma, começamos a explicar o que seria observação (“ex: perceber que estão morrendo muitas pessoas após uma tinta específica circular no mercado”), hipótese, planejamento, metodologia e tudo que compõe uma pesquisa. Após explicarmos todos os elementos primordiais que compõem uma pesquisa, foi a vez deles de propor um pesquisa. Primeiro, foram divididos em três grupos e cada grupo escolheu um tema (como o feriado favorito da turma), depois justificaram o tema selecionado e organizaram o questionário de coleta de dados. Nesta etapa da oficina a proposta foi proporcionar aos estudantes vivenciarem o passo a passo na realização de uma pesquisa, mostrar o tema e justificativa para toda a turma. Depois disso coletaram os dados entre si e, em uma cartolina, fizeram um gráfico dos resultados para analisarem os dados posteriormente. Finalizamos a oficina e explicamos aos estudantes a importância de apresentar e discutir  os resultados. 

Discutir o processo de  coleta e organização de dados com os estudantes foi importante para que eles pudessem  pensar a respeito de diferentes temáticas e desenvolver o raciocínio crítico com base na interpretação de informações. Além disso, esta atividade pode estimular a aplicação dos conhecimentos estatísticos no dia a dia dos estudantes e auxiliar na  tomada de decisões. Portanto, atividades como essa têm um impacto positivo na compreensão da realidade e  no combate à desinformação.

 

 

 

 

 


 

 

 

Aprendendo Sobre Conscientização E Preservação Da Vida Marinha Por Meio Da Estatística

 

 

No dia 09 de novembro de 2024, o PET SabEst participou da Feira de Ciências na Escola Helena Small, na cidade de Rio Grande - RS. A atividade foi construída com a elaboração de um pictograma interativo, com o tema animais marinhos. Foram dispostos na mesa vários animais marinhos feitos de E.V.A. e pelúcias de tartarugas para chamar a atenção dos estudantes para nossa atividade. Ao chegarem, perguntávamos se eles gostavam de animais marinhos, e então explicamos que estávamos construindo um gráfico para saber qual animal era o favorito dos estudantes. Para instigar a votação, perguntamos se eles achavam que seu animal favorito tinha a preferência da maioria dos colegas. Depois da votação, pedimos para analisarem qual animal era o favorito até o momento, de acordo com o pictograma formado. 

Além disso, foi realizado um jogo da memória com dados estatísticos sobre diferentes animais marinhos e curiosidades sobre a vida marinha, estimulando o conhecimento por meio da divulgação  das informações e reforçando a necessidade de preservação do ambiente.